Follow by Email
Início » Governo Solicita Mudanças na Classificação Indicativa de “Chaves”

Governo Solicita Mudanças na Classificação Indicativa de “Chaves”

TlD1hs5OJZ1DPHc989PkOFQonpvahJzH2sFCrzK8

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitou alterações na classificação indicativa de dois dos programas mais queridos do SBT: Chaves e Chapolin. Atualmente exibidos na faixa noturna com classificação “Livre”, as mudanças exigem que Chapolin seja reclassificado para “não recomendado para menores de 12 anos”, devido a conteúdos que abordam violência e drogas lícitas. Já Chaves, o clássico que conquistou várias gerações, deverá ter sua classificação alterada para “maiores de 10 anos”.

Essas solicitações foram oficialmente publicadas no Diário Oficial da União no dia 26 de dezembro de 2024 e fazem parte de um conjunto de ajustes promovidos pelo Ministério da Justiça, que busca adequar o conteúdo da televisão brasileira a novas diretrizes de proteção à infância e adolescência.

Alterações na Classificação Indicativa

Veja curiosidades sobre o seriado 'Chaves', que saiu do ar na América Latina

As mudanças propostas visam reclassificar os conteúdos de acordo com as temáticas que abordam. A reclassificação de Chapolin para “não recomendado para menores de 12 anos” se dá devido a temas recorrentes como violência cômica e menções a drogas lícitas. Apesar de seu caráter humorístico e familiar, o programa contém situações que, segundo a análise do governo, podem não ser adequadas para todas as faixas etárias.

Chaves, que tem sido exibido por gerações como um programa infantojuvenil, deverá passar a ter uma indicação para “maiores de 10 anos”, uma atualização que também leva em consideração seu conteúdo e o desenvolvimento da sociedade ao longo dos anos.

Além disso, o Ministério da Justiça recomendou que o documentário Coleção SBT – Gugu, Toninho e Augusto seja reclassificado para “maiores de 12 anos”. O motivo da alteração é a presença de conteúdos sensíveis como violência, drogas lícitas e referências sexuais, que demandam maior cautela quanto ao público infantil.

O Retorno de Chaves e Chapolin ao SBT

O SBT apostou forte na exibição de Chaves e Chapolin em sua programação, e o retorno desses programas tem sido um grande sucesso. Ambos estrearam no dia 9 de dezembro de 2024, e desde então têm alcançado números expressivos de audiência, refletindo o impacto que esses clássicos ainda causam no público.

Na noite de Natal, Chapolin registrou 4 pontos de média e superou a Record, que transmitia uma programação especial no mesmo horário. Chaves, por sua vez, também obteve bons números, com 4,2 pontos de média, enquanto o telejornal SBT Brasil alcançou 4,7 pontos, liderando o ranking de audiência da emissora.

O retorno de Chaves e Chapolin não só fortaleceu a grade do SBT, mas também reforçou a estratégia da emissora de investir em conteúdo nostálgico, que continua a cativar tanto fãs antigos quanto novas gerações. Esses programas, que marcaram época, continuam trazendo audiência e repercussão, mesmo mais de 40 anos após sua estreia.

Impacto das Mudanças na Exibição

As alterações nas classificações indicativas podem ter impacto nos horários de exibição de Chaves e Chapolin, já que as regras de adequação de conteúdos para diferentes faixas etárias precisam ser seguidas. Por exemplo, a exibição de Chapolin pode ser restrita a horários após o expediente escolar, o que pode alterar a forma como a programação será estruturada, principalmente no que diz respeito à faixa de público infantojuvenil.

Embora as mudanças tragam ajustes na classificação, o SBT segue comemorando o sucesso dessas produções que continuam, mesmo décadas após sua estreia, a manter seu lugar de destaque na televisão brasileira. O desafio da emissora será adaptar os programas a novas diretrizes sem perder a essência que conquistou tantos fãs ao longo dos anos.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *